PARIS SAINT-GERMAIN: Tudo sobre as 45 contratações de Nasser Al-Khelaifi

Em 2011, o catariano Nasser Al-Khelaifi se tornou o presidente do Paris Saint-Germain e iniciou seu mandato com uma promessa: tornar o clube francês uma potência do futebol europeu em cinco anos. Desde então foram três treinadores, 45 contratações e 18 títulos, mas a tão sonhada Liga dos Campeões ainda não foi conquistada.

Tetracampeonato da Ligue 1 entre 2013 e 2016, tricampeonato da Taça da França (2015-2016-2017), tetracampeonato da Taça da Liga (2014, 2015, 2016 e 2017), pentacampeonato da Supercopa da França entre 2013 e 2017, além do bicampeonato da Champions Cup (2015/2016), torneio de pré-época dos clubes europeus nos Estados Unidos.

Diego Lugano (imagem) chegou para reforçar a defesa por três milhões de euros, depois de jogar no Fenerbahce. Junto com ele, chegou o italiano Carlo Ancelotti para comandar a equipa e mais doze reforços. Os guarda-redes Sirigu, Douchez e Le Crom, os defensores Bisevac, Alex e Maxwell, os médios Thiago Motta, Sissoko, Matuidi, Javier Pastore e no ataque chegaram Jeremy Menez e Kevin Gameiro.

Dos nomes citados acima, apenas Thiago Motta e Pastore continuam no clube. Um ano depois chegaram Ezequiel Lavezzi, Thiago Silva, Verratti, Zlatan Ibrahimovic (maior artilheiro da história do clube), Van Der Wiel, Lucas (ex-São Paulo) e a surpreendente contratação de David Beckham, jogador que se aposentou no clube.

Uma época depois, Cavani chegou por 64 milhões de euros e junto com ele Lucas Digne, Marquinhos e Cabaye reforçaram o plantel da equipa francesa.

Em 2014, o clube teve a janela de transferências teoricamente mais fraca: o clube trouxe Kingsley Coman que pouco foi usado, Jallet, Chantome, além do defensor Antoine Conte e o avançado Maurice.

Entre 2015 e 2017, o PSG se reforçou com Kevin Trapp, Stambouli, Di María, Kurzawa, Gustavo Hebling (jovem médio brasileiro), Ben Arfa, Krychowiak, Jesé, Meunier, Lo Celso, Draxler e Gonçalo Guedes.

Dos nomes mais recentes citados, o maior destaque é Ángel Di María. No Paris Saint-Germain desde 2015, o argentino já disputou 94 jogos, marcou 29 golos e deu 39 assistências, além de ter conquistado seis títulos até aqui, fazendo todos esquecerem sua passagem pelo Manchester United.

846136766

O trio de 466 milhões de euros

Agora na janela de transferências 2017-2018, o clube contratou quatro jogadores: Yuri Berchiche, Daniel Alves, Neymar e Kylian Mbappé.

Berchiche chega para reforçar a lateral esquerda depois de jogar pela Real Sociedad. O jogador chegou por um valor estimado em 15 milhões de euros e tem contrato até 2022 com o Paris. Daniel Alves foi contratado sem custos, Neymar se tornou o jogador mais caro da história do futebol pelo valor de 222 milhões de euros e Mbappé chega por empréstimo com opção de compra. Foram 180 milhões de euros investidos no jovem de apenas 18 anos.

Como podemos ver na lista dos jogadores contratados por Al-Khelaifi, muitos não deram certo no PSG, mas outros se destacarão e ainda vão deixando suas marcas no clube. Os altos investimentos do presidente mostram seu interesse em conquistar a tão sonhada Liga dos Campeões. Carlo Ancelotti e Laurent Blanc já comandaram o plantel parisiense e cabe a Unai Emery saber administrar seus jogadores para continuarem dominando a França e começarem a se impor no território continental que tem pela frente gigantes como Real Madrid, Barcelona, Bayern e Juventus. Missão difícil, mas o presidente já mostrou que está disposto a fazer de tudo para ter sucesso com o clube da capital francesa.

 

Deixe um comentário