“Polivalente, inteligente, saio bem a jogar com bola e rápido”

3

A página Futebolíadas Épicas continua na sua senda de entrevistas e, na de hoje, viajámos até ao Distrito de Lisboa, para entrevistarmos Gonçalo Freitas, jovem jogador do Grupo Desportivo e Recreativo Fontainhas de Cascais, a quem desde já agradeço a disponibilidade e a amabilidade em conceder esta entrevista a uma página que ainda está a dar os primeiros passos!

 

FE – Olá Gonçalo, fale-nos um pouco sobre o GDR Fontainhas de Cascais.

GF – É um clube acolhedor, aposta na formação e desde que cheguei a este clube que me sinto em casa e para se jogar bem, não há nada melhor do que se sentir em casa!

 

FE – O Gonçalo começou no FC Penafiel. Como foi a sua entrada no mundo do futebol federado?

GF – Foi boa, desde de pequeno que sonhava em jogar futebol, no meu primeiro ano fui Campeão Distrital. Na altura era ponta de lança e havia forte concorrência para o meu lugar mas joguei regularmente.

 

FE – Depois do Penafiel, passou por União SC Paredes e Paços de Ferreira antes de rumar ao Fontainhas. A que se deveu esta mudança da zona Norte para a zona de Lisboa?

GF – Devido a problemas familiares tive de mudar de residência. Foi difícil encontrar um clube porque já se aproximava do início do campeonato e não conhecia bem os clubes da zona mas acabei por entrar no Fontainhas.

6

FE – O Gonçalo começou como ponta de lança, mas veio recuando no terreno, passou por extremo, lateral, e agora joga como defesa central, podendo também alinhar como médio defensivo ou como lateral direito. Que circunstâncias levaram a esta adaptação?

GF – No Penafiel comecei a ponta de lança mas quando mudei para o Paredes o mister viu que eu defendia bem então comecei a jogar a lateral/extremo e por vezes a central. No ano seguinte passei definitivamente a central, na altura não gostei mas agora sei que foi a opção mais correta. No Paços Ferreira também joguei a Central. No Fontainhas fui adaptado a muitas posições, no primeiro ano joguei praticamente a todas mas com a mudança de treinador e também por falta de opções a Central voltei para a minha posição e dependendo do jogo também ás vezes vou para médio.

 

FE – Poder alinhar em mais que uma posição é sempre benéfico ou, por exemplo, e estando ainda em idade júnior, poderá ser um problema?

GF– É benéfico na minha opinião, porque um jogador polivalente em qualquer equipa ou formação táctica encaixa. Eu costumo ficar muito atento a todas as indicações que o treinador faz mesmo que não seja comigo e quando me pedem para fazer outra posição, normalmente já sei como me situar em campo e que movimentações devo fazer.

4

FE – Na época passada a equipa terminou na 13.ª posição. Quais são os objetivos para esta temporada?

GF– A pré-época começou há pouco tempo mas o objetivo é sempre subir. O ano passado correu menos bem porque a equipa não estava unida, mudamos de treinador mas já era tarde demais para lutar para lugares a meio da tabela. Este ano somos capazes de lutar pelos os lugares de cima. A equipa este ano é forte e unida e temos um plantel grande.

 

FE – Como se descreve enquanto jogador?

GF – Polivalente, inteligente, saio bem a jogar com bola e rápido para jogar a Defesa Central.

 

FE – Na nossa Liga NOS, há algum jogador em quem se reveja pela forma de jogar?

GF – Na Liga NOS, sinceramente não me revejo com nenhum jogador. A central gosto muito da dupla do Porto (Felipe e Marcano).

 

FE – Qual seria o clube dos seus sonhos?

GF – Futebol Clube do Porto ou Real Madrid. Futebol Clube do Porto porque é o clube do meu coração e Real Madrid porque é o melhor clube de sempre.

5

FE – Por fim, uma curiosidade: quem é o seu ídolo no mundo do futebol?

GF – Tenho três: Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e Maldini. Quaresma porque sou do Porto e fez me gostar de jogar futebol, não tem medo de ir no um contra um e tem muita técnica. Cristiano pelo o seu trabalho e dedicação e por fim, Maldini porque é muito forte a defender e sai a jogar com elegância.

Um pensamento sobre ““Polivalente, inteligente, saio bem a jogar com bola e rápido”

Deixe um comentário